quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cartilha para o novo tatuado.

Para você que quer fazer uma tattoo, vamos esclarecer algumas duvidas.

Você sabe exatamente o que é uma tatuagem?

Segundo a Wikipedia, Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível.

Basicamente é isso, Se você já esta decidido e é responsável por si, Seguem algumas dicas:

  •  Procure se informar sobre os profissionais, conheça-os pessoalmente e veja o resultado de seus trabalhos mais recentes antes de escolher.Observe se ele faz bem o estilo de desenho que você quer.
  • Não opte pelo menor preço busque qualidade, afinal é a sua pele que será ferida e marcada, é melhor gastar um pouco mais para  valer a pena e não se arrepender depois.
  • Não julgue o profissional pela aparência você pode se enganar. Veja sempre o resultado do trabalho e se normalmente ele é recomendado ou mal falado isso é um fator a considerar para sua escolha.
  • O tempo de experiência do profissional, é importante, mas também é relativo ha muitos tatuadores que se desenvolvem bem rápido por já terem experiencia em outras bases de formação como desenho, pintura, design, escultura etc. 
  • Veja se o local onde será feita a tatuagem é adequado,limpo e organizado, se possuem equipamentos de esterilização, se usam materiais descartáveis, e tintas de boa procedência.


Vamos agora às duvidas mais frequentes.

Antes de tatuar.
Dói?  sim dói ,em alguns casos dói mais, em outros menos, ha pessoas que tem uma tolerância maior que nem chegam a sentir dor de fato, sentem apenas um certo desconforto.

Pode aplicar anestesia? Não, apenas alguns profissionais da área de saúde são autorizados a aplicar anestesia. a manipulação errada desse tipo de substancia pode inclusive  levar o paciente a óbito.
Existem algumas alternativas de uso tópico que ajudam um pouco mas não são 100% eficazes.
Lembrando que a dor é suportável portanto não ha necessidade.

Posso beber um pouco  para aliviar a dor? não é recomendado, nada te impede mas saiba que seu comportamento vai interferir diretamente no resultado do trabalho.

Posso trazer meu bebe, meu namorado ,minha sobrinha, e minha colega de facu  e etc. pra assistir? Depende muito de cada tatuador ou estúdio, a maioria dos tatuadores não gostam de muita  gente no local que fica agitado e atrapalha na concentração, os comentários e palpites errados irritam, além de que, clientes podem gesticular durante a conversa e acabar mexendo.

Crianças de colo ou mesmo ja  um pouco crescidas, exigem mais atenção o que quase sempre atrapalha no procedimento.
Em São Paulo  inclusive é proibida a entrada de menores de 18 anos por vários motivos, entre eles o risco de contaminação.

O autor recomenda apenas um acompanhante.

Durante a Tatuagem
Posso ir ao banheiro? Sim

Posso comer alguma coisa? sim

Posso mudar ou incluir um detalhe no desenho? depende muito do seu tatuador, normalmente não convém ao profissional uma vez que tomará mais tempo e pode gerar atrasos no cronograma do dia, e se o fizer o tatuador  pode te cobrar a mais por isso.


Depois de tatuar
Pode tomar banho logo depois que tatua? Pode sim, logicamente não vai esfregar a bucha na ferida mas pode molhar e passar a mão suavemente.

Devo deixar de comer carne porco? não precisa deixar de comer mas é bom evitar o excesso, não apenas carne de porco mas também, chocolate,amendoim, abacaxi e coco. Já em pessoas mais alérgicas o ideal é que realmente evitem.

A tinta preta vai ficar verde? Se o pigmento for de boa qualidade e o tatuado cuidar bem da pele, durante e depois do processo de cicatrização não.

Como eu devo cuidar da minha pele?Cada tatuador tem recomendações diferentes para cada situação,dependendo muito de como foi aplicada a tinta. no geral recomenda-se:
  •  Manter a pele limpa e hidratada. 
  • O uso do "plastico" filme pvc nos primeiros dias. 
  • Usar uma pomada cicatrizante.
  • Não coçar.
  • Não tomar sauna, nem banhos de imersão (piscina, mar, rios etc.).
  • Não tomar sol em hipótese alguma durante a cicatrização.
  • Usar um bom protetor solar e manter a pele sempre hidratada depois de cicatrizado.
O desenho vai ficar assim? Não, a tatuagem cicatrizada não tem as cores tão vivas e contrastadas como logo depois da sessão, isso acontece porque nesse momento você esta vendo a tinta por cima da sua pele, sua pele esta "aberta" , quando cicatrizar  o pigmento será coberto pela sua pele, portanto o resultado depende muito  do tom de pele de cada pessoa, quanto mais clara for a pele mais o resultado se aproximará do desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário